LINFOMAS DA PELE E PSEUDOLINFOMAS SÃO COMUMENTE REFERIDOS COMO PROCESSOS LINFOPROLIFERATIVOS DA PELE, CUJO O DIAGNÓSTICO DEPENDE ESSENCIALMENTE DA CORRELAÇÃO DOS QUADROS CLÍNICO, HISTOLÓGICO, IMUNOHISTOQUÍMICO E QUANDO POSSÍVEL BIOMOLECULAR.
DE MANEIRA GERAL UM LINFOMA OU PSEUDOLINFOMA CUTANEO COSTUMA APARECER NA PELE COMO PÁPULA, NÓDULO OU PLACAS SOLITÁRIAS OU NÃO, ERITEMATO-VIOLÁCEOS. GROSSEIRAMENTE, PODEMOS PENSAR QUE AS LESÕES CUTANEAS SOLITÁRIAS OU FORMANDO PEQUENOS AGRUPAMENTOS TENDEM A SER LINFOMAS PRIMÁRIOS DA PELE OU PSEUDOLINFOMAS.
ENQUANTO AS LESÕES CUTANEAS DISSEMINADAS MAIS FREQUENTEMENTE CORRESPONDEM A LINFOMAS COM COMPROMETIMENTO SECUNDÁRIO DA PELE.
É CLARO QUE ISSO NÃO É REGRA, BASTA LEMBRARMOS DAS PLACAS DISSEMINADAS DA MICOSE FUNGÓIDE.
OS LINFOMAS CUTANEOS PRIMÁRIOS SÃO CLASSIFICADOS COMO LINFOMAS NÃO HODGKIN EXTRANODAIS QUE PODEM SE SUBDIVIDIR EM B OU T/NK.
I) LINFOMAS T:
OS LINFOCITOS T MADUROS CIRCULAM PELO SANGUE E ÓRGÃOS LINFÓIDES PERIFÉRICOS (LINFONODOS E BAÇO), SÃO PRODUZIDOS NA MEDULA ÓSSEA E MATURAM NO TIMO.
1) MICOSE FUNGÓIDE:
LINFOMA CUTANEO T CD4+, É O LINFOMA CUTANEO PRIMÁRIO MAIS COMUM.
TIPICAMENTE EVOLUE RESPECTIVAMENTE DE "PATCHS" PARA PLACAS E TUMOR.
OS ASPECTOS MICROSCÓPICOS VARIAM DE ACORDO COM A LESÃO ELEMENTAR.
A) "PACTH":
EPIDERMOTROPISMO E INFILTRADO LINFOCITÁRIO QUE COSTUMA SER ESCASSO NA DERME SUPERFICIAL.
B) PLACA:
A EPIDERME TEM UMA HIPERPLASIA PSORIASIFORME (ACANTOSE REGULAR). É MAIS FÁCIL VISUALIZAR MICROABSCESSOS DE PAUTRIER. AO MESMO TEMPO QUE O INFILTRADO LINFOCITÁRIO NA DERME SUPERFICIAL É MAIS INTENSO, DISPOSTO DIFUSAMENTE OU PERIVASCULAR, ASSUME UM ASPECTO LIQUENÓIDE NO MENOR AUMENTO.
C) TUMOR:
PROLIFERAÇÃO NODULAR OU DIFUSA DE LINFÓCITOS COM MORFOLOGIA VARIÁVEL.
O EPIDERMOTROPISMO DIMINUI E PODE DESAPARECER NESSA FASE.
HISTOLOGICAMENTE A MICOSE FUNGÓIDE ERITRODÉRMICA É SEMELHANTE A DESCRITA PARA PLACAS.
O EXAME HISTOLÓGICO DE ROTINA TEM UM GRANDE PAPEL DIAGNÓSTICO, POIS A MICOSE FUNGÓIDE COSTUMA APRESENTAR EPIDERMOTROPISMO, QUE É A PASSAGEM DE LINFÓCITOS T PARA EPIDERME, PODENDO FORMAR AGRUPAMENTOS QUE SÃO (ERRONEAMENTE) CHAMADOS DE ABSCESSOS DE PAUTRIER.
NO CORTE HISTOLÓGICO DESSES CASOS MUITAS VEZES PODE SER DIFÍCIL DIFERENCIAR O EPIDERMOTROPISMO DA EXOCITOSE COMUM NAS DERMATOSES INFLAMATÓRIAS.
OUTRO ACHADO HISTOLÓGICO IMPORTANTE PARA AVALIAR É A ESPONGIOSE, QUE É UM ELEMENTO MAIS EXUBERANTE NAS INFLAMAÇÕES, ENQUANTO A EPIDERME NOS LINFOMAS T COSTUMA SER MAIS PASSIVA, SEM MUITAS ALTERAÇÕES HISTOLÓGICAS.
ALÉM DISSO VALE LEMBRAR QUE EM ALGUNS CASOS PRECOCES O EXAME IMUNOHISTOQUÍMICO PODE SER INCONCLUSIVO.
EPIDERMOTROPISMO COM PEQUENOS AGRUPAMENTOS DE LINFÓCITOS INTRA-EPIDÉRMICOS |
2) PROCESSOS LINFOPROLIFERATIVOS CD30+
A) PAPULOSE LINFOMATÓIDE
PROCESSO LINFOPROLIFERATIVO CUTANEO DE CURSO BIOLÓGICO BENIGNO, CUJA A SOBREVIDA É DE QUASE 100%.
É CARACTERIZADA CLINICAMENTE PELA PRESENÇA DE POUCAS PÁPULAS OU NÓDULOS ASSINTOMÁTICOS, QUE INVOLUEM ESPONTANEAMENTE DEIXANDO CICATRIZ OU HIPOCROMIA. OCORRE EM QUALQUER IDADE, MAS PREDOMINANTEMENTE NAS 4ª E 5ª DÉCADAS.
B) SÍNDROME DE SEZARY
REPRESENTA MENOS QUE 5% DOS CASOS DE LINFOMAS CUTANEOS T
CARACTERIZADA POR ERITRODERMIA, LINFOADENOPATIA, LINFÓCITOS T CD4+ MONOCLONAIS CEREBRIFORMES.
C) LINFOMA ANAPLÁSICO T CD30+/CD30-
D) LINFOMA T PANICULITE-LIKE
LINFOMA CUTANEO T CITOTÓXICO, ASSOCIADO À NECROSE DA HIPODERME
MAIS DE 20% DOS PACIENTES COM ESSE TIPO DE LINFOMA TEM UMA DOENÇA AUTO-IMUNE, GERALMENTE LUPUS ERITEMATOSO SISTEMICO.
ALIÁS, O QUADRO HISTOLÓGICO DO LUPUS PROFUNDO PODE SER SEMELHANTE, GERANDO DIFICULDADE DIAGNÓSTICA. PRICIPALMENTE CASOS INICIAIS DE LINFOMA EM QUE A MICROSCOPIA MOSTRA UMA PANICULITE LOBULAR. A EPIDERME E A DERME NÃO COSTUMAM ESTAR COMPROMETIDAS.
E) LINFOMA ANGIOCÊNTRICO
3) LINFOMA CUTANEO B DA ZONA MARGINAL
LINFOMA B, CUJAS LESÕES PRIMÁRIAS CUTANEAS TÊM 100% DE SOBREVIDA DE 5 ANOS.
SÃO NÓDULOS OU PLACAS ASSINTOMÁTICOS, ÚNICOS OU MÚLTIPLOS AGRUPADOS, GERALMENTE NÃO ULCERAM E SÃO LOCALIZADOS NAS EXTREMIDADES.
RARAMENTE TEM COMPROMETIMENTO EXTRA CUTANEO, MAS COSTUMA TER COMPORTAMENTO RECORRENTE.
INFILTRADO LINFOCITÁRIO HETEROGENEO COM CÉLULAS " CENTRÓCITOS-LIKE", PLASMOCITÓIDES E AINDA OUTRAS SEMELHANTES A IMUNOBLASTOS. AINDA PODEMOS ENCONTRAR FOLÍCULOS LINFÓIDES, EOSINÓFILOS, LINFÓCITOS T E HISTIÓCITOS EM MEIO AO PROCESSO.
4) LINFOMA CUTANEO B CENTRO-FOLICULAR
É O LINFOMA B CUTANEO PRIMÁRIO MAIS FREQUENTE, CERCA DE 60% DOS CASOS.
GERALMENTE SÃO PÁPULAS OU PLACAS FIGURADAS ERITEMATO VIOLÁCEAS, ÚNICAS OU LOCALIZADAS, QUE RARAMENTE ULCERAM, DE TAMANHOS VARIADOS E QUE PRECEDEM O APARECIMENTO DE TUMORES EM MESES OU ATÉ ANOS.
COSTUMAM COMPROMETER TRONCO E CABEÇA E TEM DISTRIBUIÇÃO REGIONAL.
PODE SER PRIMÁRIO OU SECUNDÁRIO DA PELE E É CARACTERIZADO PELA PROLIFERAÇÃO DE CENTRÓCITOS E CENTROBLASTOS NEOPLÁSICOS, VISTOS NO HE COMO CÉLULAS GRANDES E PEQUENAS, RESPECTIVAMENTE.
A SOBREVIDA EM 5 ANOS É DE 97 A 100% QUANDO O PROCESSO É CUTANEO PRIMÁRIO. SE O COMPROMETIMENTO CUTANEO É SECUNDÁRIO SIGNIFICA QUE A NEOPLASIA JÁ ESTÁ EM ESTADIO AVANÇADO, ENTÃO O PROGNÓSTICO É BASTANTE RESERVADO.
NA HISTOLOGIA O INFILTRADO LINFOCITÁRIO É CARACTERIZADO PELA PROLIFERAÇÃO DE DOIS TIPOS CELULARES PRINCIPALMENTE: CENTRÓCITOS MÉDIOS-GRANDES E VARIÁVEL NÚMERO DE CENTROBLASTOS.
AS CÉLULAS ESTÃO DISPOSTAS DIFUSAMENTE OU EM ARRANJO FOLICULAR.
O PERFIL IMUNOHISTOQUÍMICO: CD20+, BCL-6+, CD10 +, BCL-2 -
A DISPOSIÇÃO DIFUSA DOS LINFÓCITOS NA DERME E A MARCAÇÃO POSITIVA PARA BCL-2 ESTÃO ASSOCIADOS A PIOR PROGNÓSTICO.
5) LINFOMA CUTANEO DIFUSO DE GRANDES CÉLULAS B TIPO PERNA OU "LEG TYPE"
REPRESENTA CERCA DE 4% DOS LINFOMAS PRIMÁRIOS DA PELE E É MAIS FREQUENTE EM IDOSOS DO SEXO FEMININO.
LINFOMA CARACTERIZADO POR LESÕES ÚNICAS OU MÚLTIPLAS AGRUPADAS. NÃO COSTUMA SER BILATERAL. EMBORA A GRANDE MAIORIA APAREÇA NA PERNA, 10 A 15% PODEM TER OUTRAS LOCALIZAÇÕES.
É CONSTITUÍDO POR INFILTRADO DIFUSO DE CÉLULAS GRANDES, CONSTITUÍDO POR CENTROBLASTOS, IMUNOBLASTOS E CENTRÓCITOS, QUE DISSOCIA A DERME E TECIDO SUBCUTANEO. MITOSES E EPIDERMOTROPISMO NÃO SÃO INFREQUENTES.
PERFIL IMUNOHISTOQUÍMICO: CD20+, BCL-2+, BCL-6+, CD10-
6) PLASMOCITOMA
7) LINFOMA/LEUCEMIA LINFOCÍTICA CRONICA
III) PSEUDOLINFOMA
CONHECIDO TAMBÉM POR LINFOCITOMA CUTIS OU HIPERPLASIA LINFÓIDE CUTANEA SÃO PROCESSOS LINFOPROLIFERATIVOS CUTANEOS T OU B QUE SIMULAM HISTOLÓGICO E/OU CLINICAMENTE LINFOMAS.
NÃO HÁ CLASSIFICAÇÃO CONSENSUAL PARA ESSES PROCESSOS.
A MAIORIA SÃO IDIOPÁTICOS, MAS ALGUNS AGENTES JÁ FORAM RELATADOS COMO CAUSADORES DE PSEUDOLINFOMAS: PICADAS DE INSETOS, DROGAS, Borrelia burgdorferi, PIGMENTOS DE TATUAGEM, VÍRUS HERPES.
O QUADRO HISTOLÓGICO É REPRESENTADO POR INFILTRADO CELULAR DIFUSO OU NODULAR MAIS INTENSO NA DERME SUPERFICIAL DO QUE NA DERME PROFUNDA. A EPIDERME PODE ESTAR CONSERVADA OU TER ALTERAÇÕES INFLAMATÓRIAS REACIONAIS INESPECÍFICAS.
A PRESENÇA DE FOLÍCULOS LINFÓIDES SECUNDÁRIOS É FREQUENTE.
A IMUNOISTOQUÍMICA É UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA O ESCLARECIMENTO DIAGNÓSTICO, ALTO ÍNDICE DE PROLIFERAÇÃO CELULAR NO KI-67 E POSITIVIDADE PARA CD21 OU CD23 NAS CÉLULAS DENDRÍTICAS NOS CENTROS GERMINATIVOS.
A IMUNOISTOQUÍMICA É UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA O ESCLARECIMENTO DIAGNÓSTICO, ALTO ÍNDICE DE PROLIFERAÇÃO CELULAR NO KI-67 E POSITIVIDADE PARA CD21 OU CD23 NAS CÉLULAS DENDRÍTICAS NOS CENTROS GERMINATIVOS.
Muito bom o blog!
ResponderExcluirMeu computador ta meio lento entao as imagens estao carregando beeeem devagar. Culpa do Speed(So vi direito as imagens da micose fungoide. Ficaram otimas). Quano a internet estiver mais rapida vou analisar a imagem dos desafios para responde-los.
Abracos!
Gostaria de saber a experiencia dos colegas com pseudolinfoma, conduta e acompanhamento dos pacientes.Gleice Legatti
ResponderExcluirAcho que estou me apaixonando pela histologia ....
ResponderExcluirLembrando que a MF marca CD 3,4 e 5 +
ExcluirE 7,8-