segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

32) QUAL O SEU DIAGNÓSTICO?

paciente com 18 anos, HIV+, placas hipercromicas no dorso confluentes.



Adicionar legenda

14 comentários:

  1. Puxa Rute, essa vc pegou pesado hein!rs
    Vou chutar total: papilomatose confluente e reticulada de Gougerot Carteaud.
    Pq achei papilomatose e deposito de melanina na camada basal, associado a sua história clínica.
    Não consegui visualizar mas nenhuma alteração na epiderme, exceto uma leve espongiose...?

    ResponderExcluir
  2. Rute estou vendo coilocitose! Verruga Plana?

    ResponderExcluir
  3. Vejo uma discreta disceratose alta associada a alteração de queratinócitos provavelmente por efeito citopático viral, leve espongiose, fusão dos cones epiteliais formando aspecto de clavas e depósito focal de melanina na Membrana basal. Não descarto a hipótese de verruga plana, epidermodisplasia verruciforme, mas n consigo encaixar o depósito de melanina.

    ResponderExcluir
  4. Tambem pensei em alteração viral ( coilocitose ). Verruga plana?

    ResponderExcluir
  5. papilomatose com coilocitose - verruga plana.

    ResponderExcluir
  6. Verruga plana
    (mas fiquei com duvida pela historia com Epidermodisplasia Verruciforme, o AP seria diferente ne?)

    ResponderExcluir
  7. Epidermodisplasia Verruciforme
    HPV 5 e 8 são + frequentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. presenca de queratinocitocom citoplasma amplo e acizentadocom nucleo picnotico ocupando a porcao superior da camada espinhosa e acantose evidente sugestivo de verruga plana disseminada ou epidermodisplasia verruciforme ja que a paciente apresenta uma doenca que a imunosuprime. com relacao ao aumento de melanina na camada basal penso q a lesao esta no dorso que e uma area fotoexposta .e posso considerar tb paciente melanodermico?

      Excluir
  8. verruga plana... epidermodisplasia verruciforme seria o quadro...

    ResponderExcluir
  9. Aproveitando o tema...

    As verrugas planas geralmente são causadas por HPV 2, 3 ou 10. Afetam principalmente face e dorso das mãos. Podem ser poucas ou numerosas e confluentes. São comuns em crianças e podem ocorrer em mulheres. Em homens adultos não são comuns, exceto em casos associados ao HIV...

    Na epidermodisplasia verruciforme (EV), há associação com vários subtipos de HPV, mas os mais importantes são 5 e 8, pois são os mais comumente associados ao desenvolvimento de atipias e carcinomas em lesões de longa data. Nos pacientes com EV, as lesões de verruga plana são geralmente extensas, confluentes e persistentes.

    Parabéns a todos os que participam do blog! Vocês estão arrasando!

    Abraço,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  10. EV :genodermatose rara caracterizada por infecção disseminada por HPV, de caráter recessivo, com casos ligados ao cromossoma X. É caracterizada clinicamente por lesões maculares hipo ou hiperpigmentadas, lesões pitiríase versicolor like, verrugas planas e desenvolvimento precoce de carcinomas cutâneos.defeito da imunidade celular.AP: ceratinócitos com citoplasma amplo e acinzentado e nucleo picnótico.infância ou na puberdade.As lesões podem tornar-se malignas + ou - 30% dos casos, mais comumente entre a terceira e a quarta décadas de vida, principalmente em áreas fotoexpostas, principalmente CEC, podendo ser agressivo, inclusive com metástases.A Epidermodisplasia verruciforme pode apresentar-se somente com verrugas planas, associadas aos HPV não-oncogênicos 3 e/ou 10, denominada de "forma benigna", ou expressar-se por lesões polimorfas com tendência à malignização, associada a múltiplos HPVs (-alguns oncogênicos, mais comumente 5 e 8).30 a 50%==>malignidade.fotos nos anais de 2001 vol 86 n 4...

    ResponderExcluir