segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

31) QUAL O SEU DIAGNÓSTICO?

Menino com 12 anos e tumor polipóide na narina esquerda, com crescimento rápido.


12 comentários:

  1. Histopatológico evidencia numerosos esporângios com endósporos, associado a clínica: Rinosporidiose. Diagnóstico diferencial: coccidioidomicose.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com a colega Éryka!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa gente vou ficar com Coccidiodomicose. Achei os esporos pequenos pra ser Rinosporidiose

    ResponderExcluir
  4. quadro clinico e histopatologico sugestivo de rinosporidiose. esferulas grandes com endosporos no seu interior tamanho variado posso pedir mucicarmim

    ResponderExcluir
  5. rinosporidiose, em meio a intensa hiperplasia pseudoepiteliomatosa e infiltrado inflamatório

    ResponderExcluir
  6. Muito bem pessoal!

    A Rinosporidiose é uma infecção incomum e ainda meio enigmática...
    A história clínica já nos dá as dicas: afeta principalmente sexo masculino, na forma de lesão mucosa polipóide friável indolor, geralmente em nasofaringe (também conjuntiva).
    Os esporângios são grandes, de parede espessa, vistos como "cistos" no pólipo. São preenchidos por endosporos, que ficam inicialmente na periferia e depois ocupam o centro dos esporângios.
    Na lâmina, vemos também infiltrado inflamatório misto e hiperplasia pseudoepiteliomatosa da epiderme.

    Carla, a Coccidioidomicose é realmente um belo diagnóstico diferencial! Além da história clínica, o que nos ajuda é que as esférulas e os endosporos são bem menores na Coccidioidomicose. Depois vou ver se postamos uma para podermos comparar...

    Abraço,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  7. A rinosporidiose é uma doença infecciosa, granulomatosa, mucocutânea, causada pelo Rhinosporidium seeberi. Ocorre, preferencialmente, na naso-orofaringe, ocasionalmente, na conjuntiva e no saco lacrimal e, esporadicamente, na uretra, na genitália, na laringe, nas cavidades paranasais e na pele. É mais prevalente no sexo masculino,na forma nasal. A infecção ocular é mais frequente na mulher.olhar anais vol 86 n 4 2011,boas fotos.

    ResponderExcluir