quarta-feira, 21 de março de 2012

51) QUAL O SEU DIAGNÓSTICO?

SABENDO QUE A FOTO ABAIXO SE REFERE A UM IMUNOMAPEAMENTO E ESTAMOS VISUALIZANDO A LAMINA EM QUE A BOLHA DO PACIENTE FOI SUBMETIDA AO ANTI COLÁGENO IV. QUAL É O SEU DIAGNÓSTICO



8 comentários:

  1. concordo com meu amigo adonai, EB distrofica agora para saber qual delas esta faltando o imunomapeamento do col VII,o defeito neste caso elucidado é abaixo da lam densa(aonde tem colageno IV) portanto na sub lamina densa(col VII) portanto EB distrofica....será que aprendi direitinho...aff...espero que sim....kkkk

    ResponderExcluir
  2. vamos relembrar o imunomapeamento:é feita a biópsia no paciente com epidermólise.
    esse exame serve exatamente para mapear a bolha do paciente com epidermólise simples, juncional ou distrófica.
    é aplicado uma solução à amostra de anticorpos contra os componentes da zmb associado a um composto imunofluorescente: hemidesmossomos, lamina lúcida, lamina densa e sublamina densa.
    no nosso caso todos os anticorpos acima da lamina densa terão a mesma marcação, por isso trata-se de uma epidermólise bolhosa distrófica.

    ResponderExcluir
  3. Nunca chego a tempo!
    O blog está uma ótima revisão, parabéns

    ResponderExcluir
  4. Mas não poderia ser Epidermólise Bolhosa Adquirida também ?

    ResponderExcluir
  5. Éryka,
    Para as dermatoses bolhosas imunomediadas usamos imunofluorescencia direta ou salt split skin.
    Em especial, o salt split skin diferencia penfigóide bolhoso de EBA, cujo antígeno é o colágeno VII e por isso a marcação é no assoalho da bolha.
    O imunomapeamento é utilizado para as epidermólises bolhosas não imunomediadas, embora a microscopia eletronica ainda seja o método "gold standart".
    bj
    Rute

    ResponderExcluir