quinta-feira, 8 de setembro de 2011
NEVOS MELANOCÍTICOS USUAIS
LESÕES MELANOCÍTICAS
A IMPORTANCIA DAS LESÕES MELANOCÍTICAS SE DÁ POR AGRUPAR A NEOPLASIA MALIGNA DE PELE MAIS LETAL: O MELANOMA.
QUALQUER LESÃO MELANOCÍTICA, BENIGNA OU MALIGNA, É CARACTERIZADA POR PROLIFERAÇÃO DE MELANÓCITOS NA EPIDERME, DERME E OCASIONALMENTE NA HIPODERME.
OS MELANÓCITOS SÃO CÉLULAS DENDRÍTICAS ORIGINADAS NA CRISTA NEURAL, SOLITÁRIAS PRODUTORAS DE MELANINA QUE PASSAM O PIGMENTO PARA OS CERATINÓCITOS ATRAVÉS DOS SEUS PROLONGAMENTOS CITOPLASMÁTICOS.
NORMALMENTE SÃO SEPARADAS POR OUTRAS CÉLULAS, POR EXEMPLO OS FIBROBLASTOS NA DERME E CERATINÓCITOS NA EPIDERME.
OS MELANÓCITOS MODIFICADOS TAMBÉM SÃO CHAMADOS DE CÉLULAS NÉVICAS E APRESENTAM TRÊS DIFERENTES FORMAS: EPITELIÓIDE, LINFOCITÓIDE E NEURÓIDE.
AS CÉLULAS NÉVICAS SE AGRUPAM, FORMANDO “TECAS” OU NINHOS E MUDAM SUA FORMA A MEDIDA QUE A CÉLULA SE DIRECIONA PARA A PROFUNDIDADE DA DERME. OU SEJA, A CÉLULA EPITELIÓIDE DA JUNÇÃO DERMO-EPIDÉRMICA OU DERME SUPERFICIAL ASSUME O ASPECTO LINFOCITÓIDE NA DERME RETICULAR E NEURÓIDE NA DERME PROFUNDA.
A ALTERAÇÃO MORFOLÓGICA ASSOCIADA À DIMINUIÇÃO DA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DE MELANINA É CHAMADA DE "MATURAÇÃO".
1. NEVO MELANOCÍTICO USUAL
NEOPLASIA MELANOCÍTICA BENIGNA PIGMENTADA OU NÃO, QUE PROLIFERA E SE MODIFICA POR TEMPO DETERMINADO, E DIFERENTE DO QUE ACONTECE NO MELANOMA, ESTABILIZA-SE E INVOLUE.
O CORTE HISTOLÓGICO MOSTRA PROLIFERAÇÃO DE MELANÓCITOS MODIFICADOS, CÉLULAS NÉVICAS, QUE SE AGRUPAM EM “TECAS” OU NINHOS NA JUNÇÃO DERMO-EPIDÉRMICA (JUNCIONAL), NA JUNÇÃO DERMO-EPIDÉRMICA E NA DERME (COMPOSTO) E EXCLUSIVAMENTE NA DERME (DÉRMICO).
AS CÉLULAS NEOPLÁSICAS DOS NEVOS SOFREM MATURAÇÃO, ENQUANTO AS DO MELANOMA NÃO.
NESSE ESQUEMA NÃO HÁ CÉLULAS APENAS NA JUNÇÃO DERMO-EPIDÉRMICA, MAS TAMBÉM NA DERME. A MEDIDA QUE ESSAS CÉLULAS OCUPAM NÍVEIS MAIS PROFUNDOS, FICAM MENORES, MENOS PIGMENTADAS E MAIS DISPERSAS. |
AS CÉLULAS NÉVICAS ESTÃO LOCALIZADAS APENAS NA DERME. |
MATURAÇÃO
Assinar:
Postagens (Atom)