domingo, 4 de dezembro de 2011

MICROSCOPIA REFLECTANTE CONFOCAL - INTRODUÇÃO

RECENTEMENTE CHEGOU AO BRASIL UM APARELHO CAPAZ DE FORNECER IMAGENS MUITO SEMELHANTES AOS CORTES HISTOLÓGICOS OBTIDOS COM A EXCISÃO DA LESÃO, MAS REALIZADA "IN VIVO". OU SEJA, O EXAME NÃO É INVASIVO, ALIÁS É INDOLOR E PODE SER FEITO QUANTAS VEZES NECESSÁRIO SEM PREJUÍZO.
ESSA TECNOLOGIA SE CHAMA MICROSCOPIA REFLECTANTE CONFOCAL QUE USA UMA FONTE DE LUZ QUE INCIDE UM FEIXE NUMA PEQUENA ÁREA NO INTERIOR DO TECIDO, QUE EM SEGUIDA É REFLETIDA PARA UM SISTEMA DE LENTES E PROCESSADA PELO DETECTOR DE IMAGENS. A LUZ UTILIZADA É UM LASER DIODO DE BAIXA POTENCIA.
A MICROSCOPIA CONFOCAL ESTÁ SENDO UTILIZADA DESDE A DÉCADA DE 50, MAS APENAS EM 1995 HOUVE SUCESSO NO SEU USO SEM QUE HOUVESSE DANO AO TECIDO EXAMINADO E/OU OLHOS DO EXAMINADOR.

O BRILHO DA IMAGEM ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADO AO SEU ÍNDICE DE REFRAÇÃO. A MELANINA É A ESTRUTURA MAIS BRILHANTE, SEGUIDA PELA CERATINA E COLÁGENO.

AS IMAGENS SÃO OBTIDAS EM UMA ESCALA DE CINZA, RESULTADO DO BRILHO DAS DIFERENTES ESTRUTURAS INTRA E EXTRA-CELULARES. QUANTO MAIOR O ÍNDICE DE REFRAÇÃO DA ESTRUTURA EM QUESTÃO, MAIOR SEU BRILHO. 
A MELANINA É BASTANTE BRILHANTE, SEGUIDA PELA CERATINA E DEPOIS PELO COLÁGENO.
A IMAGEM MOSTRA A EPIDERME E UMA PAPILA DÉRMICA,  O MELANÓCITO ESTÁ CIRCULADO EM AMARELO, VEJA QUE É UMA CÉLULA VOLUMOSA, DENDRÍTICA E A MAIS BRILHANTE QUANDO COMPARADA COM A CERATINA (CÍRCULO LARANJA) E COLÁGENO (CÍRCULO AZUL).
VEJA ABAIXO OS PADRÕES DE NORMALIDADE, LEMBRANDO QUE OS PLANOS VISUALIZADOS SÃO HORIZONTAIS E NÃO LONGITUDINAIS COMO VEMOS NOS CORTES HISTOLÓGICOS.
HOJE O APARELHO ATINGE CERCA DE 350um DE ESPESSURA, OU SEJA É ADEQUADO APENAS PARA PROCESSOS QUE COMPROMETAM A EPIDERME E A DERME SUPERFICIAL.
PORTANTO, NEVOS MELANOCÍTICOS CONGENITOS OU QUALQUER LESÃO PROFUNDA NÃO SÃO BEM VISUALIZADOS.

SE FIZESSEMOS MICROSCOPIA CONFOCAL  NESSE TECIDO, OS TRAÇOS PRETOS REPRESENTARIAM OS PLANOS HORIZONTAIS VISTOS 
OS PADRÕES DA EPIDERME NORMAL NA MICROSCOPIA CONFOCAL MOSTRAM UM PADRÃO CHAMADO "PEDRAS DE CALÇAMENTO" QUE REPRESENTAM OS CERATINÓCITOS PIGMENTADOS OU UM PADRÃO INTERCELULAR QUE É CHAMADO "FAVO DE MEL". 

NA JUNÇÃO DERMO-EPIDÉRMICA VEMOS CERATINÓCITOS PIGMENTADOS
 DA CAMADA BASAL (CÉLULAS BRILHANTES) CONTORNANDO PAPILAS DÉRMICAS. EM SITUAÇÕES DE NORMALIDADE, AS PAPILAS TÊM TAMANHOS SEMELHANTES E SÃO MAIS ESCURAS PORQUE O COLÁGENO TEM ÍNDICE DE REFRAÇÃO MENOR DO QUE A MELANINA E CERATINA.
 SOBRE ESSE NOVO MÉTODO DIAGNÓSTICO É IMPORTANTE LEMBRAR:
- É ÚTIL APENAS NAS LESÕES SUPERFICIAIS QUE TENHAM ATÉ 350um DE ESPESSURA (O QUE SIGNIFICA EPIDERME E DERME SUPERFICIAL)
- É INDOLOR, NÃO INVASIVO E PODE SER ESTÁTICO OU DINAMICO (FILMES).
- PODE SER REPETIDO
- PODE SERVIR PARA ACOMPANHAMENTO DE LESÕES MELANOCÍTICAS, AJUDAR NA ESCOLHA DA LOCALIZAÇÃO DA BIÓPSIA, AVALIAR A RECIDIVA OU MARGENS DE NEOPLASIAS.
- NÃO SUBSTITUI OU EXCLUE O EXAME ANATOMOPATOLÓGICO.

CONTINUA...



Nenhum comentário:

Postar um comentário